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MBA International Executive: Introdução

A EUDEM apresenta o seu programa MBA International Executive, de estrutura tradicional nas áreas que integram funções de Direcção Geral de empresas, mas inovador na metodologia pedagógica e nas ferramentas utilizadas no processo de aprendizagem.

O objectivo principal do MBA Executive da EUDEM consiste na formação de quadros superiores e líderes empresariais, com visão global e integradora da empresa, capazes de gerir a inovação e liderar a mudança nas organizações, orientados para o desenvolvimento de empresas mais globais, flexíveis e comunicativas.

Procura-se que os alunos adquiram, simultaneamente, uma visão generalista e competências específicas, nas matérias abordadas. Promove-se desta forma, uma cultura empresarial baseada na inovação e no empreendorismo, através da introdução de novas tecnologias de informação e de novas formas de comunicação.

O programa MBA Executive está orientado para diplomados superiores e profissionais, com experiência superior a três anos, em lugares de responsabilidade, relacionada com a Direcção Geral de empresas ou qualquer das suas áreas funcionais.

Estrutura

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O MBA encontra-se estruturado em cinco grandes áreas, de formação paralela e progressiva, obtendo-se um duplo objectivo: o interrelacionamento de conhecimentos e a obtenção de uma visão global e integradora da empresa.

Cada sessão está dividida em três fases: aula teórica, trabalho em grupo para discurso do caso e debate sobre o mesmo em relação à teoria explicada.

1. MARKETING E COMUNICAÇÃO

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Direcção de Marketing e Comercial

A função de marketing na empresa. Investigação e selecção de mercados. Estratégias de marketing. Marketing-mix. Estratégias de produto e de marca. Estratégias de preço. Estratégias de distribuição. Estratégias genéricas de Comunicação. Plano de marketing. Organização comercial. Novos conceitos de vendas. Organização da força de vendas. Formação de vendedores. Ética comercial.

Comunicação e Imagem

O fenómeno socio-económico da comunicação. Terminologia, definições e identificadores institucionais. Identidade corporativa. Comunicação institucional. Imagem global. Comunicação publicitária. O plano de comunicação. Publicidade, meios e novos meios.

2. FINANÇAS E CONTROLO DE GESTÃO

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Contabilidade e Controlo

Fundamentos e estrutura da contabilidade. Princípios contabilísticos e normas de valorimetria. Plano de contas. Análise financeira. Ponto de equilíbrio. Contabilidade analítica. Custo marginal. Auditoria: fundamentos, técnicas e legislação aplicável. Sistema fiscal. Sistemas tributários. Impostos sobre as sociedades. Impostos sobre o rendimento. IVA.

Direcção Financeira

Avaliação de projectos de investimento. Estrutura financeira e avaliação financeira. Mercados financeiros, bolsa de valores, novos produtos financeiros. Elaboração de provisões financeiras. Demonstração de resultados previsional . Previsão do fluxo de tesouraria. Plano financeiro.

3. DIRECÇÃO GERAL

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Capacidades de Gestão

Comunicação: Conceitos de comunicação interpessoal e de grupo. Desenvolvimento de habilidades pessoais de comunicação. Técnicas de comunicação persuasiva. Técnicas de apresentação a grupos. Aspectos verbais e gestuais. A relação com a comunicação social (media).

Negociação

Elementos de um processo de negociação. Estratégias de negociação. Técnicas de sondagem e de identificação de necessidades. Comportamentos verbais.

Desenvolvimento do Comportamento Directivo

Capacidade de visão global da empresa. Atitudes frente ao risco e a incerteza. Flexibilidade e tolerância. Gestão de contingências. Gestão de intangibilidade. Orientação para a acção e para a mudança. Confiança, compromisso e liderança.

Análise do meio envolvente

Envolvente Jurídica: O regime jurídico das Sociedades. Contratos. Propriedade intelectual e industrial. Utilizadores e consumidores. Lei geral da publicidade. Defesa da concorrência. União Europeia. Direito do meio ambiente.

Envolvente Tecnológica

O mundo digital. Os novos suportes da informação e os novos media. As tecnologias interactivas. As redes empresariais. Intranets. As auto-estradas da informação. Internet. E-business.

Envolvente Económica

A envolvente económica e a estratégia empresarial. O funcionamento do mercado. Grandezas económicas. A oferta, a procura e o funcionamento geral da economia. Mercados financeiros e de capitais. O desemprego, a inflação, o défice e a competitividade.

Estratégia Empresarial

Visão, missão e filosofia da Organização. Análise interna da organização. Análise do meio envolvente. Análise competitiva. Cadeia de valor da empresa. Processo de definição de objectivos na empresa. Alternativas estratégicas. Processo de avaliação, selecção e formulação de estratégias. Plano estratégico. Estratégias funcionais. Liderança e gestão da mudança: adequação da estrutura organizativa à estratégia. Gestão estratégica da inovação tecnológica. Determinação de critérios de avaliação e método de controlo.

4. RECURSOS HUMANOS

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Comportamento Humano

Conceitos de comportamento humano na Organização. Problemas humanos na Organização. Técnicas de identificação e análise. Modificação do comportamento. Motivação e recompensa. Comunicação na organização. Gestão da mudança. Estilos de direcção. Liderança. Equipas de trabalho.

Estruturas Organizativas

Planeamento da organização. Estrutura organizativa. Partes da estrutura organizativa. Organigrama. Critérios de organização. Manual de organização. Descrição dos postos de trabalho.

Direcção de Recursos Humanos

Planificação de recursos humanos. Valorização dos postos de trabalho. Desenho de carreiras profissionais. Políticas salariais. Processos de selecção de pessoal. Planeamento da formação. Contratação de directores. Legislação e negociação colectiva.

5. OPERAÇÕES E TECNOLOGIA

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Sistemas de Gestão de Informação

Informática para gestores. Plataformas tecnológicas: computadores centrais, departamentais, pessoais, comunicações, redes de computadores, multimédia, sistemas de apoio de decisão. Organização da informática na empresa. Estado da arte em informática. Produção.

Administração de sistemas informáticos. Segurança da informação.

Planeamento de sistemas de informação

Fluxos de informação da empresa. Avaliação e selecção de sistemas informáticos. O papel do utilizador. Custos informáticos. Estratégias informáticas. Elaboração do plano informático.

Ferramentas do utilizador final

A burótica (escritório electrónico) na empresa. Sistemas de apoio à tornada de decisões. Sistemas de informação para executivos.

Produção e Operações:

Organização da produção e serviços: Concepção e planificação de sistemas de produção (localização, distribuição das unidades produtivas, fluxo de materiais, política “just in time”, MRP, etc.). O factor humano da produção. Gestão da inovação tecnológica. Logística da produção.

Controlo de qualidade:

Estatística aplicada à produção. Qualidade total. Normas e “standards” para a qualidade. Técnicas de controlo de qualidade.

Análise quantitativa das decisões:

Métodos de investigação operacional. Controlo de produção. Sistemas de controlo de custos.

Método pedagógico

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A EUDEM desenhou o seu próprio método pedagógico, baseado na acção participativa e no trabalho em grupo que, em complemento às aulas teóricas, combina diversas técnicas didácticas:

  • O método de análise de casos.
  • A realização de ensaios
  • As apresentações em grupo.
  • O trabalho em equipa.
  • Realização de projecto com viabilidade empresarial, no final do curso.

As bases sobre as quais se desenvolve esta metodologia são as seguintes:

  • Optimização do tempo disponível, evitando tempos mortos e fixando como objectivo base de cada sessão, a compreensão e assimilação da síntese dos assuntos abordados.
  • Criação, nas aulas, de um ambiente agradável e seleccionado, de forma a favorecer a aprendizagem.
  • Distribuição dos períodos de aprendizagem, evitando o cansaço intelectual, de acordo com os tempos máximos e mínimos de atenção e memorização em adultos.
  • Obtenção de eficácia do ensino, demonstrando sempre a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e desenvolvendo competências de gestão, baseadas em experiências reais

Sistema de Avaliação:

A EUDEM utiliza um sistema de avaliação contínua, considerando-se a assistência e a participação do aluno na aula, a aprovação em três avaliações trimestrais e a realização de um Plano de Empresa viável, o necessário para se conferir o grau MBA.

Calendário

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0 MBA Executive da EUDEM tem uma duração de 350 horas lectivas.

Para ser compatível com as actividades profissionais, reparte-se em duas sessões por semana, às sextas-feiras de tarde e sábados de manhã.

  • Sexta-feira das 15,00h às 20,00h
  • Sábados das 9,00h às 14,00h

Preços

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Os preços para a edição de 2010/2011 do programa MBA International Executive, master em Direcção Geral de Empresas, são os seguintes:

    • Pré-Inscrição
    • € 1.500,00
    • Frequência
    • € 11.000,00
    • Total
    • € 12.500,00

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  • Protocolo com a Ordem dos Arquitectos
  • O protocolo assinado previligia condições especiais a membros da Ordem

  • Ordem dos Arquitectos